CONSTITUÍDO O CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO NO MUNICÍPIO DE BOM RETIRO

No dia 09 de outubro de 2017, após muitas deliberações e visitações aos principais seguimentos do Município para agrupar as lideranças, foi constituído e decretado o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Bom Retiro. No total são 28 membros no COMTUR, 14 Titulares e 14 Suplentes, entre os seguimentos do poder público e sociedade civil, tendo como presidente do mesmo, o responsável pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, senhor Rafael Kühl Schweitzer. A sua bandeira é a INTEGRAÇÃO de todos os seguimentos e população em geral para que todos sigam um mesmo objetivo, “o turismo só consegue fluir se o poder público e privado caminharem juntos lado a lado, todos lutando para um bem comum”, comenta Rafael.

Missão do COMTUR: Consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Em sua primeira reunião oficial já foram apresentados pelos membros do COMTUR alguns projetos para serem implantados no ano de 2018.

Com a visita do Deputado Gabriel Ribeiro em Bom Retiro, o conselho municipal de turismo, visando fortalecer a cultura bonretirense, elaborou e encaminhou o Projeto de Lei que institui a rabada de milho verde como prato típico de Bom Retiro e reconhece o município como Capital Catarinense da Rabada de Milho Verde.

“A gastronomia de um local é um ponto fortemente cultural, alguns lugares, principalmente na Europa são visitados pela sua gastronomia peculiar, então porque não, fortalecermos a identidade de nosso município através desse prato típico, que sempre nos primeiros meses do ano faz diversos grupos de amigos, familiares, em geral o povo bonretirense reunirem-se para degustar essa iguaria de sabor incomparável e único oficializando por meio de lei estadual?” argumenta Rafael.

Bom Retiro, de tanta e tamanha cultura, tão variada quanto sedimentada, já capital catarinense do churrasco, através da lei 11.920/2001, possui um prato inventado em nosso município, ainda desconhecido nos recantos deste mundo, aqueles que tem o privilégio de prova-la imediatamente ficam deslumbrados com tamanha variação de sabores.

Para servir de embasamento da presente solicitação, citamos os projetos já desenvolvidos para comprovação da veracidade e da autenticidade do referido prato.

No ano de 2015 através de estudo científico, na EEB Alexandre de Gusmão, projeto coordenado pelos professores Fabio de Almeida e Rafael Kühl Schweitzer e demais professores do Ensino Médio, com a preparação da receita pelo Tecnólogo em Gastronomia Álvaro Souza Rovaris, trabalho este que rendeu publicação junto ao livro: PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM FORMAÇÃO: saberes e experiências, publicado pela Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS no ano de 2015.

Nas residências, nas festas religiosas, nos restaurantes durante os meses da colheita do milho verde, principalmente:  janeiro, fevereiro, março e abril, é possível saborear em todos os recantos do nosso município está iguaria.

Segue link do estudo que comprova a autenticidade da Rabada de Milho Verde como prato típico originado no Município de Bom Retiro-SC: http://www.pnem.ufsc.br/home/cadernos/UFFS/S%C3%A3o%20Joaquim%20e%20Curitibanos.pdf