BOM RETIRO CONTRA A DENGUE

TODOS CONTRA A DENGUE
As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação, Cultura e Esporte (SME) de Bom Retiro acharam um jeito diferente de engajar os jovens do município no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Em reunião realizada nesta semana entre professores da rede pública municipal e estadual e profissionais de Saúde sobre a prevenção do mosquito transmissor da vírus zika, dengue e/ou chikungunya. Nesta reunião ficou estabelecido que os professores irão trabalhar com os alunos, posteriormente serão realizadas reuniões com os alunos, pais e professores ainda sobre o tema.
No dia 04 de março de 2016, foi realizado o dia D em nosso município, onde tivemos o apoio da comunidade em geral, foram realizadas visitas de campo dando orientações as famílias e principalmente pedindo o apoio da população Bonretirense para que nenhum mosquito da dengue entre em nosso município. A ação teve como lema Todos Unidos Contra a Dengue que possibilitará que cada Bonretirense faça sua parte, ao receber a orientação este possa orientar seu vizinho, parente amigo e assim toda a população possa ajudar a combater o mosquito e não deixar que o mesmo entre em nossas casas.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde avalia que o dia D foi uma forma de engajar a comunidade Bonretirense no combate e prevenção da dengue. “Com o apoio dos professores incentivamos o debate do tema em sala de aula para que os estudantes se apropriem de informações, absorvam conhecimento sobre prevenção e multipliquem isso em suas casas e na comunidade”. Mas para atingir nosso objetivo é necessário que todos se unam por um município sem dengue.”