LIGA DA RECICLAGEM

Durante o mês de maio a secretaria da Educação promoveu nas Escolas Municipais Núcleo Municipal São José, Núcleo Municipal Henrique Henckmaier e a Escola Estadual EEB. Alexandre de Gusmão, o projeto “Liga da Reciclagem” basicamente uma conversa com os alunos sobre a separação do lixo, já que na semana do projeto comemorava-se em todo o Brasil a semana do Meio Ambiente. A conscientização com os alunos foi feita através de uma palestra com imagens lúdicas, ministrada pela Eng.ª Ambiental Aline Furlan, sendo que os alunos puderam interagir, com a palestrante e contar sobre suas experiências com o devido tema. Algumas das abordagens foram: A poluição do Meio ambiente através do descarte incorreto dos resíduos sólidos, Resíduos Recicláveis e não Recicláveis, Coleta Seletiva, Compostagem.

Após a apresentação do projeto, foi dada a tarefa aos alunos: fazer um desenho sobre o tema, e elaborar um brinquedo com a ajuda da Família, feito de materiais recicláveis. Além disso, algumas turmas saíram para distribuir panfletos e informações à população. Como agradecimento pelo empenho e trabalho realizado, receberam as flores da Prefeitura Municipal de Bom Retiro.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos elucida que a coleta seletiva se dá início com o ato de segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza (Fonte: http://www.mma.gov.br)