NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE BOM RETIRO SERÁ INAUGURADA EM BREVE

A Prefeita Municipal em Exercício Marcia Mariza Hemkmaier Fernandes juntamente com o Secretário de Administração Dario Lins e o Vereador Antônio Carlos Varela participaram de reunião em Florianópolis com o Diretor Presidente da CASAN Valter José Gallina para discutir sobre a inauguração da nova ETA – Estação de Tratamento de Água que já está operando em Bom Retiro em fases de teste.
A nova e moderna ETA recebeu investimentos na ordem de R$ 540.000,00 (quinhentos e quarenta mil reais) sua capacidade de vazão é de 30L/S (trinta litros por segundo).
A água captada recebe nesta estrutura tratamento visando à distribuição à população de uma água com 100% de qualidade, livre de bactérias e patógenos prejudiciais à saúde humana.
Essa melhoria na qualidade da água pode ser vista nas residências, pois mesmo a ETA operando em fase de testes e com os volumes elevados de chuva não houve a necessidade de interromper o abastecimento e nem mesmo reclamações como de costume havia com a qualidade da água.
A ETA foi construída em materiais de alto desempenho, resistentes ao clima e à corrosão de agentes químicos empregados no tratamento da água. Outra vantagem é que permitem a operação independente das unidades de floculação, clarificação e filtração, possibilitando sua manutenção individual. O equipamento é equipado com sensores que controlam as atividades de descarte de lodo da unidade de clarificação, a lavagem dos filtros e o reciclo da água. Também contam com quadro de comandos que indica a vazão de água que chega às unidades de tratamento e sinaliza falhas em seu funcionamento.
A Prefeita Municipal em Exercício disse estar imensamente satisfeita com a gestão associada Prefeitura/Casan, pois com essa nova ETA em operação a população bonretirense está recebendo nas torneiras uma água pura e cristalina.
O Vereador Varela lembrou do empenho do Poder Legislativo juntamente com o Executivo Municipal, objetivando essa melhoria para a nossa população.
O Secretário de Administração Dario Lins agradeceu ao Diretor Presidente da Casan Sr.Valter José Gallina pela disponibilidade de sempre ajudar Bom Retiro e concluiu dizendo que essa inauguração precisa acontecer, pois será um marco histórico em nosso município. Avançamos muito neste setor, pois deixamos para trás um sistema arcaico e ineficiente de tratamento de água para entrarmos numa era mais moderna com um sistema automatizado para tratamento e distribuição de água à nossa população.
** A Inauguração da estação de tratamento ficou pré-agendada para março com data ainda ser definida.