INAUGURAÇÃO DA CRECHE MUNICIPAL ANTÔNIA MARIA DA SILVA VIEIRA NO BAIRRO CAPISTRANO

O Prefeito Municipal, Vilmar José Neckel inaugurou na sexta-feira (08/02), a nova Creche Municipal Antônia Maria da Silva Vieira no bairro Capistrano. Participaram ainda da cerimônia Vereadores, responsáveis pelas Secretarias, funcionários da creche e moradores da comunidade.

A creche teve as obras iniciadas em 2018, e foram orçadas em R$ 150.000,00 mil com recursos próprios do município.
A responsável pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte Marilene Santos Neckel explicou que no local serão atendidas cerca de 45 crianças com idade entre 0 a 3 anos e 11 meses, divididas em 05 turmas em período integral.

HOMENAGEM A ANTÔNIA MARIA DA SILVA VIEIRA

Antônia Maria da Silva Vieira foi uma das pioneiras em educação nos anos de 1950 e um exemplo em trabalhos sociais no município.
Antônia Maria da Silva nasceu em Bom Retiro em 30/04/1934, filha de Antônio Mariano da Silva e Maria Tristão da Silva em uma família de treze irmãos. Ao casar-se em 08/08/1953 com Icaroty de Andrade Vieira, nasceram cinco filhos: Luiz Antônio, Sandra Mara, Tânia Mara, Elvira Maria e Maria Elvira.

Antônia cursou o magistério na Escola Estadual de Bom Retiro, dinâmica e interessada nunca deixou de estudar, fazendo cursos de aperfeiçoamento e atualizações pedagógicas, tudo com muito sacrifício, pois tinha seus filhos pequenos.

Em 1954, começou sua carreira como professora, sendo nomeada no ano de 1956 como regente de Ensino Primário na Escola Municipal Isolada de Barro Branco em Bom Retiro, em 1958 assumiu a escola de Caeté e passou a ter exercício na Escola Silva Jardim de Alfredo Wagner. Em 1958, passou a trabalhar na Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão onde ficou até se aposentar em 1983, onde lecionou geografia, ciências e matemática, além de atuar como auxiliar de direção e secretária do primeiro grau.

Participou como domadora, no LIONS CLUB de Bom Retiro até a morte de seu esposo Icaroty em 06/12/1983.

Depois de aposentada continuou dando muito de si para a comunidade, fazendo serviço voluntário no Núcleo de Aprendizagem de produção Maria Mariano de 1989 a 1992.

Neste mundo existem pessoas que desejam se tornar importantes, porem são poucas as que conseguem tornarem-se especiais, muitas desistem nas primeiras dificuldades, ao contrário de nossa homenageada, que conseguia nos momentos mais difíceis, forças para vencer os obstáculos, foi essa coragem que a fez engajar nos eventos religiosos de cunho social, buscando sempre trazer as pessoas para perto de si.

Ao falecer em 1993, deixou 5 filhos, 1 nora, 4 genros e 11 netos, com saudades e uma lacuna irreparável, é muito grande o número de pessoas que passaram por suas mãos como professora, conselheira e amiga, deixando assim um legado de amor e bons exemplos.

Mas acima de tudo deixou grandes ensinamentos, pois somente aquele que desempenha com amor o trabalho e enfrenta dificuldades sem medo, aprende os meios para vencer com honestidade.

Bom Retiro homenageia com saudades a professora, mãe e amiga Antônia Maria da Silva Vieira.