INAUGURAÇÃO DAS NOVAS DEPENDÊNCIAS DO CRAS “SIRLEI TEREZINHA ROSSINI NUNES” E SEC. DE BEM ESTAR SOCIAL

O Prefeito Municipal Vilmar José Neckel entregou na terça-feira (26/09), o novo prédio restaurado e revitalizado para as novas dependências do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Sirlei Terezinha Rossini Nunes”, bem como uma Sala exclusiva para a Secretaria Municipal de Bem Estar Social do município, que vai atender a demanda do município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e também dos familiares de Sirlei Terezinha Rossini Nunes (in memoriam), sendo o nome escolhido para a nova sede do CRAS, pois Sirlei ajudou na implantação da política de assistência social de Bom Retiro, fez história e deixou seu legado pelas ações praticadas na área Social.

A assistência social enquanto Política Pública no Município de Bom Retiro completou 10 anos em agosto deste ano. Tudo começou com a separação da secretaria de saúde, que antes se denominava secretaria de Saúde e Bem Estar Social. Logo, ainda em 2007, foi realizado concurso público para compor a equipe técnica da nova secretaria, com a contratação de assistente social, psicóloga e pedagogo exclusivos. Iniciou-se as atividades em um espaço alugado, sem equipamentos e demais materiais necessários para realizar um trabalho com toda a qualidade almejada. Em 2010 houve novas mudanças para um endereço também alugado e somente agora a instituição tem sua sede própria.

O CRAS é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O principal objetivo do CRAS é prevenir a ocorrência das situações de vulnerabilidades, evitando que as famílias vivenciem situações de riscos como o abandono, isolamento social, a violência intrafamiliar, entre outras situações. Outros objetivos são: o desenvolvimento das potencialidades das famílias, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitário, além de contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e a ampliação do acesso à direito e ao exercício da cidadania.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O CRAS está localizado na Avenida Major Generoso Nº 227 (antiga sede da Secretaria municipal de Saúde).