Portal Turístico

A Prefeitura Municipal de Bom Retiro obteve junto Ministério do Turismo recursos na ordem de R$ 291.072,44 (duzentos e noventa e um mil, setenta e dois reais e quarenta e quatro centavos) para construção de um Portal Turístico na cidade.

Na elaboração do projeto o Prefeito Municipal Albino Gonçalves Padilha juntamente com sua equipe de trabalho definiram os elementos que iriam compor o nosso portal. A ideia era evocar ícones que estivessem ligados a nossa história, cultura e natureza. Assim sendo, foi definido que as bases laterais seriam dois pinheiros brasileiros (Araucaria angustifolia) árvore bastante presente em nossos campos, matas e que também é estampada em nossa bandeira.

Acima no portal surgem os belos campos da região do Campo dos Padres, ponto culminante do Estado de Santa Catarina com seus 1827m de altitude . Cavaleiros cavalgando relembram nossa história e cultura tropeira. O sol se ponto com a revoada das curucacas, é uma homenagem a nossa ave símbolo e aos belos pores do sol serrano.

Entre as coxilhas surge um curso d’água, é a nascente do Rio Campo Novo do Sul que serpenteia pelos campos de altitude, formando entre os contrafortes da serra geral, forma uma linda cachoeira que distribui suas águas nas terras de Bom Retiro, tornando nosso vale fértil e produtivo.

A obra já foi iniciada na Av. Major Generoso, principal acesso ao centro da cidade e é mais uma ação da atual administração municipal que visa fomentar o setor turístico em Bom Retiro.

Certamente nosso Município terá com esse Portal um destaque no cenário turístico, promovendo e solidificando Bom Retiro como o PORTAL DA SERRA CATARINENSE.

*** Para maior esclarecimento, informamos que o local escolhido necessitou da aprovação de órgãos como o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A), pois a primeira intenção era construir sobre a BR 282 ou mais próximo à rodovia federal, no entanto, tais pedidos foram negados, haja vista, a normativa do DNIT que exige um recuo de 45 metros do eixo central da pista mais 15 metros de área não edificante. Outros problemas tiveram que ser dirimidos junto a CELESC, pois para a execução final do projeto será necessário uma mudança na rede de energia.