PRIMEIROS PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ACOLHIDA NA COLÔNIA NO MUNICÍPIO DE BOM RETIRO

Em novembro, aconteceu em Urubici um encontro sobre agroturismo e visitações nas pousadas que fazem parte do programa Acolhida na Colônia. A ideia do encontro foi levar bonretirenses interessados no programa Acolhida na Colônia para implantação no Município de Bom Retiro e mostrar que o turismo pode ser desenvolvido em pequenas propriedades de agricultura familiar e que este formato está em alta no País e no mundo. A técnica da Epagri de Urubici, Cláudia Maria Schmitz e veteranos no programa explicaram seu funcionamento, aproveitando também o momento de aprendizagem e eliminação de dúvidas.

No encontro estavam também presentes, além de diversos agricultores interessados no programa, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Vereador do Município de Bom Retiro, Vergínio Moretti que luta firmemente pela agricultura familiar e na cultura dos produtos orgânicos. Também esteve presente o responsável pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Kühl Schweitzer, que aproveitou a oportunidade para conhecer na prática o funcionamento do programa Acolhida na Colônia, podendo assim dar mais suporte através do poder público para o desenvolvimento do agroturismo.

A Associação Acolhida na Colônia é uma ONG de promoção do agroturismo – a exploração do turismo em pequenas propriedades rurais com o objetivo de manter as famílias no campo e ampliar sua renda.  Criada em 1999 no Brasil a ONG segue um projeto francês, conhecido como Accueil Paysan, que convida turistas a conhecerem de perto o cotidiano rural. Mas no modelo catarinense a história ainda é um pouco diferente, pois todas as propriedades participantes se dedicam à agricultura orgânica. Atualmente 180 famílias de agricultores estão integradas na Associação Acolhida na Colônia, oferecendo hospedagem, refeições, passeios ou vendendo itens produzidos na propriedade. Diversos outros empreendimentos estão em fase de implantação, incluindo também outros estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo.

Em breve uma reunião será marcada com a técnica responsável por alavancar o programa Acolhida na Colônia em Urubici e Rio de Janeiro, Lucilene Assing, para que o Município de Bom Retiro possa potencializar ainda mais no Agroturismo.

O Agroturismo é entretenimento, renda familiar, emprego e desenvolvimento econômico.