O MUNICÍPIO DE BOM RETIRO FOI CONTEMPLADO COM 100 KITS BOILERS: TROCADOR DE CALOR PARA FOGÃO À LENHA

Os contemplados com os Kits foram os consumidores residenciais rurais da região serrana de Santa Catarina dos municípios de Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici.

Foram selecionados os municípios com as menores temperaturas anuais (patamar 2 < 11ºC segundo CIRAN). Por se tratarem de municípios de mesmo porte foram distribuídos 100 equipamentos por município, para Lages o quantitativo foi de 150 levando em consideração o tamanho do município. Para São Joaquim e Urubici serão distribuídos respectivamente 30 e 20 para complementar as regiões que não puderam ser concluídas na primeira edição do projeto Banho de energia 1.

Dentro dos municípios serão priorizadas as comunidades localizadas nas regiões mais altas de cada município.

Município

Distribuição

Bocaina do Sul

100

Bom Retiro

100

Campo Belo do Sul

100

Capão Alto

100

Lages

150

Rio Rufino

100

São Joaquim

30

São José do Cerrito

100

Urubici

20

Adicionalmente, cada unidade consumidora visitada receberá um Kit com 5 lâmpadas Led para substituição das lâmpadas existentes em suas residências. Além das unidades consumidoras que receberão o sistema de trocador de calor para fogão, outras 1600 UC serão beneficiadas somente com as lâmpadas. O que totalizará 2400 mil unidades consumidoras atendidas. (800 UC receberão Trocador + LED e 1600 UC somente LED).

Equivalência

Estima-se uma economia de 2.142 MWh/ano, que equivale ao consumo de um município com cerca de 10.675 residências por um mês.

Durante toda a vida útil dos equipamentos (20 anos), estima-se uma economia na ordem de 42.000 MWh, que é o equivalente ao consumo de um município com mais de 213.000 UC por um mês, como é o caso do município de Balneário Camboriú.

Equivale a plantar 1050 árvores.

Retirar de circulação 145 carros.

Deixar de emitir 174,8 toneladas de CO2 na atmosfera.

Critérios de participação

– As Unidades Consumidoras selecionadas para participar serão visitadas pela equipe da Empresa Executora portando NÃO SERÁ FEITO CADASTRO, INSCRIÇÃO EM LOJA DE ATENDIMENTO OU CALL-CENTER.

– Se a UC for beneficiada a mesma receberá uma visita da equipe. Caso o morador não esteja em casa será deixado um aviso com um telefone de contato.

– Se a UC não for visitada é porque a mesma não foi selecionada.

1)      UC localizadas nas regiões mais altas de cada município: que proporcionará a maior utilização do fogão à lenha devido as mais baixas temperaturas.

2)      Regiões com maior densidade demográfica: Objetivando a redução de consumo nos principais alimentadores.

3)      Consumidores residentes na UC beneficiada: Não serão atendidas residências de uso esporádico. O consumidor deverá residir na UC beneficiada.

4)      Unidades consumidores com 2 ou mais moradores: será feito um diagnóstico energético nas unidades consumidores, objetivando os melhores resultados em termos de economia de energia e redução de demanda na ponta. Portanto, serão priorizadas UC com mais de dois moradores, tendo como meta uma média de três banhos diários. E destes dois banhos no horário de ponta.

5)      Hábitos de uso do fogão a lenha: O consumidor deverá ter por hábito o uso frequente do fogão a lenha, sem que o fogão seja utilizado somente para fins de aquecimento de água.

6)      Não ter sido beneficiada por outro Projeto de Eficiência Energética, ou já possuir outra forma de aquecimento de água: Unidades consumidoras que já possuírem outra forma de aquecimento de água, como gás, solar, recuperadores de calor para chuveiros, sistemas de serpentinas entre outros, não serão atendidas.

7)      Recebimento das Lâmpadas: Todas as UCs que receberem o fogão poderão receber um kit com 5 lâmpadas LED em substituição a lâmpadas existentes na UC do cliente.