1º MEETING NA SERRA REÚNE GESTORES E EMPRESÁRIOS PARA DEBATER TURISMO NA SERRA

As potencialidades e desafios do turismo foram o foco do 1º Meeting da Serra – Gestão e Sustentabilidade do Turismo Serrano, realizado no dia 31 de julho, no Clube Astréa, em São Joaquim. O encontro reuniu prefeitos, secretários e diretores municipais de Turismo e representantes do trade da região. (Fonte Oneris Lopes)

A abertura do evento foi feita pelo secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, para um público de aproximadamente 200 pessoas. Pavan abordou questões pertinentes ao fortalecimento do setor e também explanou sobre as ações que contam com apoio da Secretaria. (Fonte Oneris Lopes)

O período da tarde foi reservado para apresentação de cases com experiências de atividades turísticas da região. Também foi aberto um espaço para que os representantes dos municípios fizessem considerações sobre as potencialidades e desafios para a sustentabilidade turística da Serra Catarinense. (Fonte Oneris Lopes)

O responsável pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do Município de Bom Retiro, Rafael Kühl Schweitzer explanou e apresentou as potencialidades, desafios, projetos e metas para fortalecimento do município que se encontram em desenvolvimento ou em fase de elaboração, tais como: Desenvolvimento do COMTUR; Sinalização das localidades e pontos turísticos; Criação de rotas oficiais para turismo de aventura; Catalogar os meios de hospedagem e atendimentos gastronômicos no CADASTUR; Projeto Acolhida na Colônia; Restauração da Calçada de Pedra do Século XVIII; Resgatar festivais tradicionais do município como a Festa Estadual do Churrasco; Melhorias no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.

Cada município também teve a oportunidade de levar e apresentar suas comidas típicas. Bom Retiro foi destaque dos municípios serranos com produtos de produção bonretirense, alguns deles foram, patê de truta defumado, pão integral com pinhão, iogurte produzido do leite de ovelha com frutas vermelhas (Renato Herardt Farias), queijo parmesão produzido com leite de ovelha, vinhos, suco de uva criado a partir do conceito biodinâmico (Paulo Gregianin, Fazenda Pinheiro Seco), Doce de leite, doce de frutas vermelhas e mirtilo (Fabiana Cristina Derner Grüdtner), mel de bracatinga e de eucalipto (Carlos Alberto dos Santos), Granola (Paulo Inácio da Rocha), pães de milho e queijo serrano.

O 1º Meeting na Serra foi promovido pela SOL com apoio da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim. Os prefeitos presentes ouviram do secretário Leonel Pavan a confirmação de investimento de R$ 150 mil para cursos de capacitação. O presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, anunciou a compra de um drone de última geração para ajudar os municípios a promover o turismo regional. (Fonte Oneris Lopes)

Não podendo deixar de citar, o município de Bom Retiro vem recebendo grande apoio do ex-secretário adjunto de Indústria, Comércio e Turismo José Luis Leite Junior para o desenvolvimento do turismo da região.

Cavalgada Internacional

Um dos assuntos destacados foi a primeira cavalgada internacional de reconhecimento de potenciais turísticos e promoção da cultura equestre, que sairá da Patagônia argentina e se estenderá até o Pantanal brasileiro. A cavalgada tem à frente a Associação Latino-América de Turismo e Cultura Equestre (Alatce), com participação do Brasil, Chile, Colômbia e México. Segundo o agente de turismo Robério Bianchini, o projeto será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A cavalgada acontecerá em 2018, mas o roteiro deve ser definido nos próximos meses. (Fonte Oneris Lopes)